Este artigo propõe uma reflexão sobre as diversas relações existentes na construção da obra Moda à Terra: estudo de caso da tese Música e(m) Cena: processo de criação em mídias diversas, orientada por Silvio Ferraz. A tese, defendida no programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, foi apresentada no Teatro Oficina, em outubro de 2006.

Moda à Terra é uma intervenção performática lítero-musical. O nome lítero-musical se refere à combinação da música com literatura, mais especificamente à colagem de poesias, ou apenas de fragmentos de textos poéticos de Padre José de Anchieta, Mário de Andrade, Cecília Meireles, Fernando Pessoa e do próprio autor e intérprete.

O artigo analisa as diversas relações tecidas na composição musical: a criação do texto cantado a partir de um tema dado; a relação entre palavra cantada e palavra falada, a relação entre o instrumento tocado e a voz, e como a música atua como narrativa desta cena performática, ou seja, como o texto da música se torna a própria narrativa cênica.

Referência bibliográfica: 

Deleuze, Gilles & Guattari, Félix. 2002. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Vols.1- 5. ed.34:SP.

_______________ O que é filosofia ? 2004. Nova Fronteira:SP. 

_______________ & Parnet, Claire. Diálogos. 1998. Escuta:SP.

Nash, Ricardo. Música e(m) Cena: processo de criação em mídias diversas. Mestrado em Comunicação e Semiótica. 2006. PUC:SP,.

Zumthor, Paul. Introdução à Poesia Oral. 1997. Hucitec:SP. 

_______________Performance, Recepção, Leitura. 2000. Educ:SP. 

_______________Escritura e Nomadismo. 2005. Ateliê Editorial:SP. _______________A Letra e Voz –  “Literatura” Medieval . 2001. Cia. das Letras:SP.