Este artigo trata a construção do texto poético-filosófico Manifesto pelo Corpo, que faz parte da performance Olho Caos criada especialmente como estudo prático da pesquisa de mestrado, orientada pelo músico e filósofo Silvio Ferraz. Olho Caos foi apresentada na defesa da tese Música em(Cena): processo de criação em mídias diversas realizada no Teatro Oficina, em Outubro de 2006, para a banca composta por Jerusa Pires (PUC/SP), Rogério Costa (USP) e Silvio Ferraz (USP).

A tese foi desenvolvida no programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Neste artigo não me ocuparei em detalhar a performance Olho Caos, mas apenas em apresentar um de seus elementos, o texto poético filosófico: Manifesto pelo Corpo, que aqui será apresentado na íntegra. Como metodologia o trabalho aborda alguns pensamentos que envolvem a criação textual e o potencial cênico: a colagem de fragmentos, o jogo metalingüístico, a construção geométrica, a reiteração de figuras, tendo a base teórica tomada, principalmente, de Gilles Deleuze, Paul Zumthor e Renato Cohen. Desses autores, alguns conceitos são fundamentais: de Deleuze, os conceitos de ritornelo e devir, de Zumthor, os estudos de oralidade e de Cohen, as pesquisas sobre performance.

Manifesto pelo Corpo: afeto e linguagem – poro, passagem & catálise